quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O limite da perversidade

No ser humano a perversidade é sempre existente, não havendo nenhum limite.
O perverso existe no mundo do agressor, com o qual sempre escolhe ou necessita de uma vítima, não seguindo as regras limitadas pela sociedade. Ao escolher uma pessoa ou animal, o agressorgeraações para mostrar sua força ou poder. Na maioria das vezes, para pessoas menos favorecidas.
O limite da perversidade humana é o mesmo da imaginação. Se a pessoa em questão tem muita imaginação, ela também possuirá uma grande capacidade para a perversidade, assim como para a bondade. Ou seja, a imaginação é o maior poder da humanidade. Capaz de aumentar qualquer característica, boa ou ruim.
Mas qual seria a origem desse mau ?
A origem é uma incógnita, um enigma que ninguém até hoje conseguiu desvendar. Se uma pessoa é má por sua índole ou tornou-se má porque as circunstâncias foram propícias é um mistério não solucionado.
Grandes filósofos do passado estudaram o mau e, muitos deles davam-lhe crédito. Segundo Nicolau Maquiavel, “ um governante poderia praticar o mau para se manter no poder”. Isso explicaria as maiores atrocidades cometidas por governantes contra a humanidade em toda a história do mundo.
O mau pode encarnar de diversas formas, seja através do terror ou de uma filosofia bem estruturada. O Holocausto superou as maiores atrocidades cometidas contra a vida humana. A perseguição religiosa, durante séculos, usou de uma filosofia desumana para obter vantagens e poder praticando o que diziam combater. Valendo-se do poder da autoridade que lhe competiam administrar, muitas pessoas abusam do seu poder e, consequentemente, os inocentes pagam pela maldade de seus agressores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário