segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Platão e Aristóteles

Diante de várias mudanças no mundo, entre vários pensamentos, conceitos enfim um mundo globalizado e conectado é possível ver os gestores a se perguntar inovar ou manter ?.


Este ícone ao lado mostra Platão e Aristóteles como representados no quadro de Rafael (1483-1520) chamado A Escola de Atenas . A imagem tem um simbolismo especial: Platão aponta para cima, para o céu; Aristóteles aponta para a terra.


Novamente Leornador Boff em seu Livro a Águia e a Galinha, faz uma reflexão do nosso dualismo:
"Aí se representam duas figuras decisivas para o paradigma ocidental: Platão* e Aristóteles*. Além de serem dois filósofos maiores, são expressão de dois modos de ser ou de duas filosofias de vida: o realismo e o idealismo, a águia e a galinha.
Platão aponta com uma das mãos para cima, para o ideal, para o céu. Com a outra, segura o livro Timeu onde expõe a primazia das idéias sobre a realidade sensível. É o homem do mundo ideal, da essência perfeita de cada ser, da utopia, dos grandes sonhos, da abertura infinita do ser humano: a águia.
Aristóteles, ao contrário, aponta para baixo, para a realidade empírica, para a terra. Segura o livro Etica, no qual apresenta os princípios orientadores para a prática humana rumo à felicidade. É o homem do realismo, dos projetos viáveis, do caminho bem definido, da prática concreta: a galinha. Ambos têm sua razão de ser.
Somente integrando Platão* e Aristóteles*, céu e terra, real e ideal, águia e galinha, a vida poderá caminhar com os dois pés: um firme no chão e outro levantado, como quem anda para frente, na direção certa. "
Por isto as decisões devem sempre buscar um dinamismo, coisas concretas e transparente para vida humana e com pura Ética.


Nenhum comentário:

Postar um comentário