quarta-feira, 23 de novembro de 2011

o sábio e a pedra!

Voce pode fazer a diferença


Como gostaria que mais professores gastassem 5 minutos, sinto viver em  um local onde o educador não é valorizado financeiramente mas sera que já não sabíamos disso antes de escolher.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

De onde vêm as boas idéias?


Eu adorei este vídeo e o vi muitas vezes antes de postar e pensei por que não. mas percebi também que mais que as grande ideias vale mais as grandes relações e a colaboração. 



segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Escolas matam a criatividade?

Depois de passar o fim de semana com o Danilo um dos meus filhos, eu  fiquei pensando no modelo de educação que tive, na maneira que fui tratado durante anos. Eu amava e amo estudar quem me conhece sabe o quanto, mas me veio na mente algumas professoras malditas que me tiraram durante anos o desejo de ser melhor na “escola” e a possibilidade de ser melhor em um tanto de coisas, mas ai percebi que com o passar dos anos desde que eu era um garotinho tanta coisa mudou temos videogame, internet, computador,TV por assinatura,  tablet e smartsfone,  tudo isso nas mãos da garotada, mas ainda temos o sistema de ensino  que não consegue abrir a mente e ver que mudou.
Ai para completar acabei vendo estes 2 vídeos do Ken Robinson que só me fez ficar com a pergunta que já estava me martelando na cabeça será que a escola mata a criatividade ? Ai lembrei de um incidente um dos meus filhos o Felipe um sábio ao descobrir que iria para a escola com seus 4 anos chorava pai eu não quero ir para a escola eu não quero ficar burro como a Carol (sua irma mais velha) a escola vai me deixar burro . Passou mais de 10 anos para acreditar que talvez ele estava me ensinando uma das maiores lições que poderia ter me ensinado.








Criatividade

Infelizmente chega o tempo que a vida adulta chega e todos os filhotes deixam de serem filhotes. E para piorar tudo vai  junto a criatividade a inocência 



domingo, 13 de novembro de 2011

Ler deveria ser proibido


Estes dias eu estava dando em um treinamento em uma sala locada e não sei quem foi que colocou na sala e na mente das pessoas que tem que se proibir para aprender, tinha uma placa onde indicava que não poderia usar celular, e ao entrar na sala como sempre tirei os meus 2 celulares e os coloquei na mesa pois é um meio de controlar tempo de usar uma musica ou ate mesmo de receber uma mensagem qualquer que pode me ajudar. E comecei o treinamento e percebi uma garota incomodada com seu Iphone se escondendo toda para eu não perceber e que ela estava usando, em outro canto da sala um com seu super poderoso BlackBary criando manobras incríveis para ler suas mensagens. Então pensei como gastamos tempo energia e temos criatividade para poder fazer o que pensamos ser proibido. Neste momento fiz a coisa mais lógica dei um intervalo com 10 minutos de treinamento e com minhas habilidades de desenhista, pobre Disney; fui e fiz um cartas use o celular pense e use o que quiser. E pronto começamos novamente. Com esta experiência o treinamento foi reiniciado as pessoas ao perceber o novo cartaz darão uma risada meio que amarela e foi uma surpresa ver que celulares na mesa logo após isso ou ate nos bolsos já não era mais proibido não era um ato de rebeldia e nem estavam castrados de um prazer aula foi retomada. E agora estava pensando deveríamos proibir coisas realmente danosas como ler estudar aprender e a pensar ai teríamos pessoas se esforçando para fazer estas coisas danosas.

Proibido Ler




quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O limite da perversidade

No ser humano a perversidade é sempre existente, não havendo nenhum limite.
O perverso existe no mundo do agressor, com o qual sempre escolhe ou necessita de uma vítima, não seguindo as regras limitadas pela sociedade. Ao escolher uma pessoa ou animal, o agressorgeraações para mostrar sua força ou poder. Na maioria das vezes, para pessoas menos favorecidas.
O limite da perversidade humana é o mesmo da imaginação. Se a pessoa em questão tem muita imaginação, ela também possuirá uma grande capacidade para a perversidade, assim como para a bondade. Ou seja, a imaginação é o maior poder da humanidade. Capaz de aumentar qualquer característica, boa ou ruim.
Mas qual seria a origem desse mau ?
A origem é uma incógnita, um enigma que ninguém até hoje conseguiu desvendar. Se uma pessoa é má por sua índole ou tornou-se má porque as circunstâncias foram propícias é um mistério não solucionado.
Grandes filósofos do passado estudaram o mau e, muitos deles davam-lhe crédito. Segundo Nicolau Maquiavel, “ um governante poderia praticar o mau para se manter no poder”. Isso explicaria as maiores atrocidades cometidas por governantes contra a humanidade em toda a história do mundo.
O mau pode encarnar de diversas formas, seja através do terror ou de uma filosofia bem estruturada. O Holocausto superou as maiores atrocidades cometidas contra a vida humana. A perseguição religiosa, durante séculos, usou de uma filosofia desumana para obter vantagens e poder praticando o que diziam combater. Valendo-se do poder da autoridade que lhe competiam administrar, muitas pessoas abusam do seu poder e, consequentemente, os inocentes pagam pela maldade de seus agressores.